Archive for the ‘Peruibe’ Category

Peruíbe tem Festa do Reggae

festa reggae peruibe

Neste sábado (20) será realizada a 11ª Festa do Reggae, reunindo músicos e cantores como Dada Yute, Solano Jacob e Junior Dread. Quem também estará no evento é Rafael Peppe, que lançará seu CD “Algo Novo”.
O festival será no Boulevard, no Centro, a partir das 20 horas. Se você gosta deste gênero musical, dê uma passada lá.

25 anos sem Chico Latim

Chico Latim

No período de 1940-1960 a cidade de Peruíbe, apesar de sua pequena comunidade, teve várias manifestações culturais de relevância. Carnaval e festas populares, como a Folia dos Reis, são exemplos. Mas a pequena Vila (só emancipada da coirmã Itanhaém em 1959) tinha mais: tinha cinema! Isso, a sétima arte era uma realidade para caiçaras, pescadores e outras pessoas que desfrutavam da beleza e da tranquilidade da pacata Peruíbe.
Como? Quem organizava e promovia este “fato”? Sétima arte em Peruíbe, mentira?!?!. Não, verdade. Sim a comunidade tinha um grande “produtor” cultural, “agitador” cultural ou outro nome que queiram dar: Francisco de Castro Moura ou simplesmente Chico Latim, como era conhecido.
Chico Latim foi um marco em relação à cultura da cidade. Trazendo os rolos de filme que chegavam pelo trem, Chico trazia sonhos, fantasia, expectativa. São pelas mãos de Chico Latim que os assistentes acompanhavam, emocionados, as sessões de cinema que tinham Rin-tin-tin, Sissi – A Imperatriz e outros clássicos do cinema americano. Mas não só: era por meio deste cinema que se acompanhava Mazzaropi, Oscarito e Grande Otelo, entre outros nomes do cinema nacional.
Por anos crianças, jovens, adultos e idosos se deliciavam com as “artes” que Chico Latim proporcionava a todos. Mas a vida passa e, anos mais tarde, Chico Latim falece em 17 de abril de 1989, há, portanto, 25 anos. Lacuna jamais preenchida…
No entanto, até hoje Chico Latim não tem uma homenagem do seu “tamanho” e importância. Merecia. Sim, claro, temos o Espaço Cultural Chico Latim, no Centro, construído no Governo Alberto Sanches Gomes (1997-2000), e é nome de rua no Jardim Itatins. Legal, bom, importante, mas Chico Latim merece mais…
Me lembro também e reverencio o texto “Morreu Chico Latim, que Pena!”, da lavra da professora Leonor Rossi, publicado na coletânea Peruíbe, Cidade da Esperança (Editora Peruíbe, 1992). De modo sensível, belo, bonito, simples, gostoso, Leonor registro para eternidade um pouquinho de Chico Latim, relembrando tempos vividos na pacata Vila de Peruíbe e seu agitador cultural.
Aliás, no dia de hoje – uma quinta-feira, nublado, véspera de feriado da Semana Santa – a cidade carece de um evento que relembrasse a partida de Chico Latim há um quarto de século.
Mas tenho esperança, um dia, quem sabe, haverá uma justa e perene homenagem a Chico Latim. Um concurso (literário, cinematográfico, fotográfico, artes plásticas)? Exposição anual? Seminários e workshopps? Feira Cultural? Não sei.. Mas, por que não?
Chico Latim: sinônimo de cultura, um personagem além do seu tempo, exemplo que é possível promover e fomentar a cultura. Viva Chico Latim!

(foto: acervo de Sidney de Castro Moura, o Kabelo)

Coleta de imagens e projeto lembram os 100 anos da Estação de Peruíbe

100 anos da estação peruibe prefeitura

A prefeitura de Peruíbe está realizando campanha para recolher imagens relativas ao bairro da Estação e de moradores e visitantes que chegavam de trem na cidade. A ação faz parte dos centenário da Estação Ferroviária, que será celebrado em agosto.
Segundo divulgado nas redes sociais, a municipalidade estará fazendo esta coleta entre os dias 22 e 30 de abril, das 9 às 12 horas, na própria Estação, local aonde está instalado o Museu da cidade. Conforme divulgado “os arquivos serão devolvidos”, após a coleta.
Tal ação é importante, pois permite criar um banco de dados sobre este patrimônio histórico do município, bem como de antigos moradores de nossa cidade. Aliás, no carnaval deste ano o Bloco da Estação deu a largada as merecidas homenagens à Estação.
Outra importante ação que vem sendo desenvolvida tem à frente o produtor cultural e ex-diretor de Cultura de Peruíbe, Dida Modolo, do Instituto de Estudos e Conservação da Mata Atlântica (IECO), que desde o ano passado vem trabalhando no projeto O Trem da História, comemorativo aos 100 anos da Estação, que tem previsão da realização de um documentário, registro fotográfico, exposições, homenagens etc.
Espero que estas ações contribuam para revigorar e resgatar a história da Estação, local tradicionalíssimo. Morei por anos na frente da Estação, minha família trabalhou na ferrovia e sei da importância dela para a comunidade e o desenvolvimento da cidade. Que se concretize todas essas ações.

Peruibe fica fora de mapeamento arqueológico da USP

Erasmos Santos

Demonstrando a falta de protagonismo da administração municipal, a cidade de Peruíbe não foi contemplada pelo projeto de pesquisa e mapaeamento de sítios arqueológicos que será feito pela Universidade de São Paulo (USP).
Com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES), na ordem de R$ 3,5 milhões, o trabalho revitalizará também o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos (foto), em Santos. Na Baixada Santista o projeto também será desenvolvido em Bertioga, São Vicente, Guarujá e Praia Grande.
A cidade de Peruíbe tem as Ruínas do Abarebebê, sítios mapeados no Taniguá, a trilha do imperador, as ruínas no Guarauzinho, dentre outros, que podem e devem ser objeto destes estudos. Infelizmente não ocorrerá neste momento.

(Foto: Secretaria de Cultura de SP)

Oficina de Circo em Peruíbe

Circo Peruibe

O Departamento de Cultura de Peruíbe promove de amanhã (12 de abril) a 14 de junho, sempre aos sábados, a Oficina Livre de Circo, com atividades como introdução a malabares e acrobacia de solo.
Tais atividades são lúdicas e importantes, pois a arte circense é popular e tem longa tradição.
A oficina vai funcionar das 14 às 17 horas, na biblioteca municipal, localizada na R. Ministro Genésio de Almeida Moura, 13, no Centro.

Peruíbe e Baixada Santista no Guia Turístico da Copa

roteiros paulistas 2

A cidade de Peruíbe é um dos municípios da Baixada Santista que foram contemplados no guia turístico lançado nesta semana pelo Comitê Paulista da Copa do Mundo. As outras foram Bertioga, Guarujá, Santos e São Vicente.
A publicação traz roteiros turísticos tanto para brasileiros para estrangeiros, com várias informações e dicas.
Em Peruíbe são destacados os esportes de aventura como canoismo, caiaque, trekking e tirolesa. As praias – como a do Guaraú e a da Vila Barra do Uma – também são destaques.
Ao todo a publicação – denominada Roteiros Paulistas – contam com 55 roteiros em 49 municípios em todo o Estado de São Paulo, segundo a Secretaria de Turismo do Estado. O guia está disponível em três idiomas (português, inglês e espanhol).

Arqueologia perde Dorath Pinto Uchoa

RUÍNAS-DO-ABAREBEBÊ-2_Miguel-Schincariol_584x360px

Faleceu em fins de março a arqueóloga Dorath Pinto Uchoa, aos 86 anos, referência na área, com vários trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos. Uchoa era formada em geografia pela PUC-SP, com mestrado em História e doutorado em antropologia, ambos pela USP.
Em sua longa carreira acadêmcia ajudou fundar a Sociedade de Arqueologia Brasileira nos anos 1980. Realizou diversos trabalhos de campo, inclusive na cidade de Peruíbe, onde desenvolveu pesquisa no sítio arqueológico do outeiro das Ruínas do Abarebebê (foto).
Dorath foi casada com o grande geógrafo Aziz Ab’Saber (se separaram na década de 1960), com quem teve duas filhas. Uma perda imensa para a arqueologia brasileira.
PS.: somente ontem, ao ler a Folha de S. Paulo, soube de seu falecimento

(Foto: CEPAM)

Estação Cultural é nesta sexta e sábado

Estação Cultura Peruibe

Será realizado nesta sexta-feira (4) e no sábado (5) a primeira edição do Estação Cultural, projeto da administração municipal de Peruíbe, que levará muita música, skate e outras atrações. O evento será no pátio da Estação Ferroviária, prédio restaurado em 2011 e que agora é sede do Museu Municipal.
As atrações se apresentaram a partir das 19 horas, dentre elas Satrac 7, Z4 e Parceiros do Rock, que se apresentam na amanhã, e MPBless, Jah Luz e Ducasco que estarão no Estação Cultural no sábado. Também estarão presentes Djs.

Estação Cultural é no próximo fim de semana

Estação Cultura Peruibe

A prefeitura de Peruíbe estará promovendo nos dias 4 (sexta-feira) e 5 (sábado), o Estação Cultural, evento que terá música, skate e outras atrações. O evento será realizada na Estação Ferroviária, onde recentemente foi instalado o museu municipal, a partir das 19 horas.
Entre as atrações anunciadas pelos organizadores estão Satrac 7, Z4 e Parceiros do Rock, que se apresentam na sexta-feira e MPBless, Jah Luz e Ducasco que estarão no Estação Cultural no sábado. Também estarão presentes Djs.

Exposição “O fascínio da Mata Atlântica” é aberta

Expsoiçao Fotos

Está aberta ao público ao público a parir de hoje a exposição de fotos “O fascínio da Mata Atlântica”, da fotógrafa e artista Beth Toyama, na Biblioteca Municipal de Peruíbe. A exposição reúne imagens sobre riquezas naturais, como a vegetação e animais.
Com entrada gratuita, a exposição fica aberta diariamente das 9 às 16 horas até o dia 30 de abril, na Rua Ministro Genésio de Almeida Moura, 13, no Centro.

testando